Algum desses é seu parente?

Coletivo Estopô Balaio

Dandara Azevedo (performer)
Keli Andrade (performer)
Jeffs Silvério (performer)
Jéssica Marcele (performer)
Jaque Alves (performer)
Laís Farias (performer)
Dunstin Farias (performer)
Silvana Farias (performer)
Josué Bob (percussionista)
Thiago Babalotim (percussionista)
Giovani Facchini (flautista)

“Algum desses é seu parente?” é um cortejo musical que nos convoca a rememorar nossa ancestralidade. Através da matriz dos caboclinhos, músicas são entoadas para relembrar o Cerco de Piratininga, o maior levante indígena de São Paulo, que ocorreu em 1562 e foi confabulado em Ururay, território ancestral que hoje compreende os bairros de São Miguel Paulista, Jardim Romano, Itaim Paulista e outros. A memória e resistência indígenas da zona leste de São Paulo encontra coro entre corpos de migrantes e parentes.

Coletivo Estopô Balaio

O Coletivo Estopô Balaio surgiu em 2011 no bairro Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo, e consolidou sua atuação no espaço público, propondo novas relações com a cidade e novas experiências de praticar a vida urbana. Com repertório de espetáculos que acontecem nos vagões de trem e na rua, recebeu o prêmio Shell na categoria Inovação em 2020 com o espetáculo “A cidade dos rios invisíveis”. Na atualidade, o coletivo está formado majoritariamente por artistas indígenas. Essa configuração estabeleceu-se assim pela continuidade de nossa pesquisa envolvendo fluxos migratórios e o aprofundamento desse tema, que envolve interesses de ampliação de consciência indígena em corpos urbanizados, mestiçagem e memória étnica, fortalecimento de redes politizadas na periferia e valorização da presença de corpos nordestinos, migrantes, negros e indígenas.