A fabricação do disco de vinil como preservação de fonogramas e legado musical: uma conversa entre Vinil Brasil e CCSP

Michel Nath (Vinil Brasil) e Rafael Sousa (CCSP)

O evento se dedica a contar a história da criação e montagem da fábrica, feita a partir do restauro e preservação das máquinas de antigas fábricas de São Paulo, como a RCA e Continental, bem como sobre o trabalho de preservação e desenvolvimento da cultura fabril de discos de vinil. Será abordado, ainda, as atividades do Selo Vinil Brasil e do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo, em relação à preservação de um legado cultural e musical brasileira e universal.

Michel Nath (Vinil Brasil)

Fundador e presidente da Vinil Brasil – a fábrica de discos de vinil de São Paulo.

Rafael Sousa (CCSP)

Historiador formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da mesma universidade. Atualmente é coordenador do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo, atuando prioritariamente na área de gestão documental, com destaque para atividades relacionados à curadoria e conservação de acervos.