A história como brincadeira de criança

Lua Moura, Mateus Silva e Gaby Farias

Sarau infantil para crianças de 5 a 7 anos dentro do espaço do Arquivo Histórico Municipal (AHM), que contará com diversas atividades recreativas e educacionais. Dentre elas, destaca-se a representação de personagens com fantasias, instrumentos musicais, apresentações de poesia e contação de histórias, a partir de uma peça rápida que explica o que é um arquivo e por que a documentação é importante na linguagem infantil.
Dois personagens, com duas perspectivas: uma pessoa que desconhece e outra que conhece sobre o arquivo, explicando sobre o equipamento com uma linguagem infantil e com personagens que remetem a informações que auxiliam a criança em seu processo, utilizando músicas e instrumentos musicais.

Lua Moura

Lua Moura, 21 anos, estudante de história e produção cultural. Escritora, poetisa, produtora cultural e praticante das múltiplas artes que o mundo propõe. Direto da quebrada Pantanal ou União na zona leste, participante na organização do livro Pode pá que é nóis que tá publicado em 2019 e com textos publicados nos livros Sarauzim, Pode Pá que é nóis que tá 4 e Nostalgia dos afetos. Organizadora do evento de grafite na casa das quebradas para revitalizar um espaço em abandono, além do auxílio na organização sarau infantil a partir do coletivo mesquiteiros, surgindo a formação prática e direta ao que se trata da poesia para crianças, jovens, adolescentes e etc. A partir da história e da educação é possível salvar e mudar vidas com formas diversas de se ver e reconhecer no mundo!

Mateus Silva

Mateus Silva, Conselheiro Municipal dos Direitos da Juventude titular da cadeira da cultura, produtor cultural, ativista jovem, coordenador do movimento Cultura Da Ponte Pra Cá

Gaby Farias

Gaby Farias, 18 anos, estudante do Instituto Federal de São Paulo. Poeta e produtora cultural, faz alguns rabiscos e colagens por aí, mas ama escrever e expressar in/versos, teacher nas horas vagas e cor favorita azul. Escorpiana, Califórnia Gurl de São Miguel Paulista com música e cosplays. Organizadora do Ocupacon no Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo, com a primeira edição em 2019 e contando com saraus infantis e texto publicado na antologia Sarauzim, livro infantil idealizado em 2022, foi uma das integrantes do Sarau dos Mesquiteiros onde aprendeu a fazer textos e se apaixonou pela prosa. Foi estudante da EMEF. DR. Pedro Aleixo durante o ensino fundamental, onde foi presidente do Grêmio de 2017 à 2019. Organizadora e integrante do SLAM Da Federal, projeto de curso e produção de batalha de poesias para alunos da rede pública. Realiza produções audiovisuais e ama filmes de animação, sendo o favorito Alice no país das maravilhas, pelo Walt Disney.