A relação entre artes visuais e arquivo na contemporaneidade

Aline Motta

Fonte: https://alinemotta.com/A-agua-e-uma-maquina-do-tempo-Water-is-a-time-machine

A artista Aline Motta irá compartilhar com o público um mergulho em seus processos criativos em artes visuais e profundas pesquisas documentais. Aline apropria-se de materiais de arquivos públicos e privados, combinando diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Suas pesquisas vêm construindo uma poética própria, onde se debruça sobre a própria história familiar, que se entrelaça com a história das milhares de vidas negras no Brasil, apontando para outros horizontes de invenção e construção de narrativas e memórias. Sua abordagem busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência.

Aline Motta

Aline Motta nasceu em Niterói (RJ), em 1974, e mora em São Paulo. Combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019. Recentemente participou de exposições importantes como “Histórias Feministas, artistas depois de 2000” – MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” – MASP/Tomie Ohtake, “Cuando cambia el mundo” – Centro Cultural Kirchner, Buenos Aires, Argentina e “Pensar tudo de nuevo” – Les Rencontres de la Photographie, Arles, França. Abriu sua exposição individual “Aline Motta: memória, viagem e água” no MAR/Museu de Arte do Rio em 2020. Em 2021 exibiu seus trabalhos em vídeo no New Museum (NY) no programa “Screen Series”. Em 2022 lançou seu primeiro livro “A água é uma máquina do tempo” pelas editoras Fósforo e Luna Parque Edições, abriu exposição individual no átrio do Sesc Belenzinho e na sala de vídeo do MASP. Em 2023, expôs na 15a. Bienal de Sharjah (UAE), no MoMA Museum of Modern Art (NY) em “Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond” e, proximamente, na 35a Bienal de Arte de São Paulo.