Acervo e Território no Bom Retiro: um diálogo entre Casa do Povo e Fatec-SP

Jean Camoleze (Casa do Povo) e Sueli Soares (Fatec-SP)

Como acervos históricos se fundem com os territórios que habitam? Esse processo interativo é revelado no modo como a Casa do Povo e a Fatec SP, localizadas no coração do Bom Retiro, não somente ecoam a identidade do bairro, mas também interagem com ele de maneira profunda. O diálogo entre acervo e território revela como a memória é inseparável do local em que esta é tecida, já que os documentos históricos não apenas retratam a evolução das instituições, mas também se entrelaçam com o próprio território em que elas se erguem.

Jean Camoleze

Jean Camoleze é historiador, doutor e mestre em Ciência da Informação pela UNESP/Marília. Atualmente é Coordenador de Acervos da Casa do Povo e colaborador dos acervos da UNEAFRO, MST, Casa Sueli Carneiro e Instituto Vladimir Herzog.

A Casa do Povo é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. Fundada a partir de uma associação cultural sem fins lucrativos logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a Casa do Povo foi erguida pelo esforço coletivo de uma parcela da comunidade judaica então chamada de “progressista”, originária da Europa Oriental, politicamente engajada e instalada majoritariamente no bairro do Bom Retiro. Atualmente o espaço é habitado por uma dezena de grupos, movimentos e coletivos, alguns há décadas e outros mais recentes, a Casa do Povo atua no campo expandido da cultura. Sua programação transdisciplinar, processual e engajada entende a arte como ferramenta crítica dentro de um processo de transformação social.

Sueli Soares dos Santos Batista

Sueli Soares dos Santos Batista realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Está com um segundo pós-doutorado em andamento na Escola de Comunicação e Artes da USP com a temática das relações entre juventude, educação, cultura e trabalho (2022-2023). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Leciona nas Fatecs Tatuapé e São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação de Políticas Educacionais, Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação, Educação Comparada, Memória e História da educação profissional e tecnológica, Concepções e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.