Cidade como Aprendizagem: Memória Oral do Bom Retiro

Apē - Estudos em Mobilidade

Uma caminhada pelo entorno do AHM, entrevistando e conversando com comerciantes da região para ouvir suas histórias sobre o bairro.

Apē - Estudos em Mobilidade

O apē (do tupi “caminho”) é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover cidades mais inclusivas, diversas e acolhedoras, de preferência caminhando. Desde a sua fundação, em 2012, o apē – estudos em mobilidade se empenha em construir coletivamente conhecimentos sobre mobilidade urbana, cidade e educação. Ao longo de sua trajetória, o grupo tem promovido, por meio de projetos, encontros e ações educativas em territórios diversos, temas como infâncias e cidades, acessibilidade, sustentabilidade, mobilidades ativas, políticas públicas, participação social, direito à cidade e à cidadania, entre outros. E já levou seus debates a congressos e premiações nacionais e estrangeiros. Considerando a cidade como território de aprendizagem, o ap? propõe a apropriação e ocupação das ruas e demais espaços públicos para compreensão e transformação das realidades, em busca de lugares melhores para todas as pessoas.