Fotografia em monóculo

Roger Sassaki

Nessa intervenção, Roger Sassaki irá fotografar as pessoas do mesmo modo que faziam os retratistas de antigamente. Após preencher o filme (cerca de 60-70 poses), realiza-se a revelação e a montagem das fotografias em monóculos, que são distribuídos para os fotografados.

Roger Sassaki

Roger Sassaki Fotógrafo paulistano, é bacharel em fotografia pelo SENAC-SP (2004) e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP (2021). Trabalhou com fotojornalismo cobrindo espetáculos musicais com publicações em revistas e álbuns de artistas nacionais e internacionais. Documentou comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco em dois ensaios que foram expostos na Sourbone em 2011 (Traversées: le chemin du fleuve et la piste des troupeaux; Universidade Sorbonne Nouvelle; Paris, França). Em 2012, inicia uma pesquisa pessoal em processos históricos fotográficos em seu ateliê em SP, especialmente em processos de captura e suas implicações estéticas. Cria o blog Imagineiro (imagineiro.com.br) e estimula a linguagem dos processos históricos apoiando artistas a criarem obras inéditas para exposições coletivas anuais em seu espaço. Tem ministrado cursos e demonstrações em seu ateliê, em instituições culturais como SESC-SP e IMS-SP e instituições de ensino em Artes Visuais como Unicamp, UnG e IFMA.