Dança e folclore boliviano

Fraternidad Caporales Mi Viejo San Simón

Luis Antonio Duran Rojas (coreógrafo/dançarino)

Vanessa Dias De Oliveira Rojas (dançarina)

Nadhine Arias Panozo (dançarina)

Thais Arias Panozo (dançarina)

Michele Mitio Da Mota (dançarina)

Ariel Santiago Tordoya Maldonado (dançarina)

Emili Michaelli Valdez Sanizo (dançarina)

Angela Patricia Gonzales (dançarina)

Sandino Hernani Loayza (músico)

A Fraternidade Caporales Mi Viejo San Simón apresenta no Festival Arquivo Aberto um espetáculo de música e dança do folclore e carnaval boliviano. A apresentação irá contar com instrumentos andinos e danças das diferentes regiões da Bolívia. Os dançarinos estarão trajados com vestimentas típicas, ricas em bordados e adornos, apresentando as danças representativa de alguns departamentos, como também eventos festivos e culturais bolivianos. danças apresentadas: * cueca, caporal, tinkus, salay e diablada. Curiosidade: o carnaval de Oruro na Bolívia foi certificado como patrimônio cultural e intangível da humanidade pela UNESCO. Este título diz respeito aos conjuntos de conhecimento e realizações que uma sociedade acumula ao longo de sua história, os quais lhe conferem traços de identidade em relação à outras sociedades.

Fraternidade Caporales Mi Viejo San Simón

A Fraternidade Caporales Mi Viejo San Simón atua desde 2016 na cidade de São Paulo. O grupo é focado em apresentações e eventos culturais, festivais de danças folclóricas, festas das nações, feiras culturais e movimentos artísticos. Utiliza a dança e música para representar as tradições, origens e cultura boliviana. Nosso corpo de integrantes em sua maioria são bolivianos e descendentes, contudo temos as mais variadas nacionalidades, tendo em vista que o grupo é aberto para todos amantes da cultura andina. Um histórico recente de participação em eventos:
1. Carnaval de Oruro na Bolívia 2017 à 2023

2. Festa Fé e Cultura (comunidade boliviana) – 2022

3. Carnaval Andino Yunza (Memorial da América Latina) – 2022

4. Danças Bolivianas (SESC Paulista) – 2023

5. Folk Festival (Feira do Bom Retiro) – 2022

6. Povos Originários Alac (Largo da Batata) –

7. Festa do Imigrante (Museu da Imigração) – 2022

8. Festival da Família Pela Paz (Embu das Artes) – 2022

9. Festival das Nações Pela Paz (Bairro da Liberdade) – 2022

10. Festa das Nações de Barueri – 2023