Máquinas de mundos: arquivo como estratégia de criação

André Sztutman e Luísa Nico

20230727153735_ImagemdoWhatsAppde20230727_as15.17.26 (1)

Sobre desenvolver e pensar processos criativos através de arquivos. Cada um de nós guarda, coleciona, armazena, de alguma forma, um arquivo, seja este material ou não. Muitas vezes intuímos que tais arquivos heterogêneos, não-codificados, guardam em si muitas possibilidades de desdobramentos. Assim, o arquivo será investigado em suas dimensões pessoal e coletiva, poética e política, pensando-o não apenas como a catalogação de um passado, mas sobretudo como continente grávido de futuros. Falaremos sobre artistas, cineastas e pensadores que possam fertilizar o solo de nossas investigações com um repertório de estratégias de criação e de resistência.

André Sztutman

André Sztutman é artista interdisciplinar, pós-graduado pela Maestria Interdisciplinar en Teatro y Artes Vivas, pela Universidad Nacional de Colombia. Entre suas exposições mais importantes se destacam a VI Mostra de Artes Vivas, Museo de Arte UNAL; André Sztutman: pinturas, Galeria Warm; nova arte nova, CCBB; prêmio Energias da arte, Tomie Ohtake.

Luísa Nico

Luísa Nico é fotógrafa e documentarista graduada em Audiovisual na ECA-USP e cursando mestrado na mesma instituição. Pesquisa e realiza trabalhos relacionados à memória da resistência à Ditadura-Militar brasileira, utilizando arquivos familiares e públicos, bem como realizando entrevistas.