O que é digno de memória? Orientações para participação no Programa Memorabilia

Adriano Souza, Andressa Souza, Cleiton Ferreira, Fatima Antunes, Gabriela de Almeida, Maurílio Ribeiro com mediação de Guilherme Borba

Sinopse

Roda de Conversa sobre na participação do Programa Memorabilia, concurso aberto pelo Arquivo Histórico Municipal da Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo selecionar trabalhos produzidos por moradores interessados em publicar suas narrativas sobre ruas de São Paulo no site Dicionário de Ruas. Na avaliação dos trabalhos, é dado maior peso às abordagens que envolvam as regiões mais periféricas da cidade, com a perspectiva de recuperar vivências de lugares com menos espaço de memória.

 

seta azul-02

Adriano José de Souza

É historiador e educador, é mestre em História Social (FFLCH-USP) com a dissertação “Cotidiano e Lutas Sociais na Periferia de São Paulo: Agentes Históricos da Urbanização de São Mateus” e doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na FAU-USP, estudando as narrativas históricas dos coletivos culturais periféricos da cidade de São Paulo. É integrante do coletivo de pesquisadores periféricos Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDOC) Guaianás, professor da rede estadual de ensino e educador popular no movimento negro Uneafro-Brasil.

seta azul-02

Andressa Lima de Souza

É mãe, cantora, palhaça, atriz e produtora cultural atuante desde 2006, quando passou a integrar também o movimento de Culturas da zona sul de São Paulo. Como artista e produtora circulou por diversos coletivos desta cena, coordenando festivais de artes e outras ações envolvendo artistas e coletivos de todo o Brasil.  Neste momento circula com seu show autoral “Camadas”, integra o coletivo teatral Bando Trapos, o Núcleo Gingas, é artista convidada na pesquisa “Umbigo a primeira boca” do Pepalantus Núcleo de dança, além de ser integrante fundadora da coletiva articuladora Pin Rolê Invenções.

seta azul-02

Cleiton Ferreira

É especialista em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, co-fundador da Comunidade Cultural Quilombaque em 2005, onde atua como Gestor de Relações Interinstitucional, Colaborador da Queixada Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico e do Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo’í.

seta azul-02

Fatima Antunes

 É bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Sociologia pela mesma Universidade. Desde 1993, atua como socióloga no Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde integra a equipe do Núcleo de Identificação e Tombamento.

seta azul-02

Gabriela Almeida da Silva

É bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da mesma universidade. Está coordenando o Núcleo de Memória Urbana do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo desde o início de 2021, no qual foi criado o Programa Memorabilia.

seta azul-02

Maurílio José Ribeiro

É bacharel em História pela Universidade de São Paulo e especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da mesma universidade. Servidor público efetivo, atua no Arquivo Histórico Municipal da Secretaria Municipal de Cultura desde 2002, onde ocupou cargos de coordenação e supervisão. Compõe a equipe do Núcleo de Memória Urbana do Arquivo Histórico Municipal.

seta azul-02

Guilherme Borba

É formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Paisagem Urbana e Doutorado em Urbanismo pela mesma instituição. Laureado com bolsas pela FAPESP e Banco Santander, desenvolveu estudos urbanos na Universidade de Bishop’s, no Canadá e na Universidade de Avignon, na França. Trabalhou como pesquisador assistente para o grupo Les Ateliers, na França e para a Universidade do Porto, em Portugal. Possui diversas publicações na área de Urbanismo, Paisagem e Estudos Culturais. É Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Cultura desde 2017 e já atuou como coordenador de Recursos Humanos e da Assessoria Técnica e de Políticas Culturais. É diretor do Arquivo Histórico Municipal desde início de 2021 e facilitador no desenho e implementação da gestão estratégica participativa em órgãos públicos na escala local. Ganhou terceiro lugar no programa de inovação em políticas públicas da Prefeitura de São Paulo– Premia Sampa 2022 – e vem ministrando cursos na Escola Municipal de Administração Pública.

Arquivo Histórico Municipal
Secretaria Municipal de Cultura

 

Praça Coronel Fernando Prestes, 152

Bom Retiro – São Paulo, SP – CEP 01124-060

e-mail: faleconosco.ahm@prefeitura.sp.gov.br

telefone: +55 11 3396 6000

 

Funcionamento durante o Festival

De terça a sábado, das 9h às 22h

Realização