O que se guarda no arquivo escolar? Desarquivando sensibilidades: educação, memória e história

Paulo Magalhães, Edna Monteiro, Juliana Moratto, Marcelo Leal, Suzana Veloso, Akin Silva, Marcelle de Andrade e Maria Cristina Novaes

Sinopse

Pensaremos em possibilidades para a preservação da “memória escolar” e da dinâmica documental das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, seja pela documentação produzida, recebida, organizada e/ou preservada. Os arquivos escolares têm funções diversas e possuem informações relevantes sobre a trajetória da vida escolar do aluno, professores e funcionários, além de sobre a própria atividade educativa. Diante disso, as escolas estabelecem diferentes maneiras de proteger seus registros documentais.

 

Se propondo a ser uma iniciativa para reflexão, criação, protagonismo estudantil, identidade, pertencimento e preservação da memória, propomos a realização do debate sobre práticas sensíveis que exploram a memória escolar/institucional e as diversas formas de registros do percurso das atividades das Unidades Escolares e a pertinência de sua produção coletiva.

bio (23)
seta azul-02

Paulo Magalhães

Paulo Magalhães é docente na Secretaria Municipal de São Paulo, licenciado em Geografia pela Universidade Católica de Santos. Formou-se em Ciências Sociais, na área de Ciências Políticas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É especialista pela Universidade Estadual Paulista, na área de Globalização e Economia. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU – PUCAMP é Pedagogo e Habilitado em Administração e Supervisão Escolar.

 

bio (24)
seta azul-02

Edna Monteiro

Edna Monteiro é Pedagoga pela UNG-Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP-Faculdade Armando Álvares Penteado – SP e pós-graduada em Educação EAD pela PUC/SPPontífice Universidade Católica de São Paulo. Especializada em “Docência para o Ensino Superior” pela Faculdade Estácio de Sá – SP. É Professora de Educação infantil na Rede pública de Ensino Municipal de São Paulo desde 2008, tendo lecionado na Educação Básica modalidades CEI, EJA, Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Foi professora na rede privada de Ensino, modalidade Infantil, de 2000 a 2003 e professora eventual na rede pública Estadual de 2004 a 2007 em salas de aceleração e 8º ano. Professora Transformadora 2022 e 2023 pelo Instituto Singularidades. Atualmente conduz o projeto “Exploradores da Cidade” com fundamentos nos princípios da Cidade Educadora, sendo um trabalho em educação vivencial no território da Cidade de São Paulo com o apoio da comunidade e coletivos culturais.

 

bio (26)
seta azul-02

Juliana Moratto

Juliana C. Duarte Moratto, 36 anos. Professora da educação pública desde 2009, graduada em Geografia e Pedagogia, leciono para o ensino fundamental II na EMEF Dom Pedro I. Mãe de dois estudantes de escola pública. Nasci e vivi até os 21 anos em Vila Maria na zona norte de São Paulo, e presentemente trabalho na escola do bairro.

 

bio (31)
seta azul-02

Marcelo Leal

Marcelo Leal é graduado em História pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua como professor há 30 anos. Compartilha seus conhecimentos nas redes Municipal e Estadual de Educação de São Paulo. Com uma paixão contagiante pela história, procuro inspirar meus alunos a mergulharem nas narrativas do passado, tornando o aprendizado uma jornada emocionante.

 

bio (27)
seta azul-02

Suzana Veloso

Suzana Veloso é Pedagoga e Fonoaudióloga, atua como Professora de Sala de Leitura há 14 anos na EMEF Neuza Avelino da Silva Melo.

 

bio (28)
seta azul-02

Akin Silva

Akin Silva é Fotógrafo, Produtor Cultural, trabalhou na Ocupação Cultural Mateus Santos no ano de 2021, nos Eventos “Slam Fluxo”, “Ocupa Samba”, ” Batalha Ocupa”, Espetáculo ” Intervenção Bichas de Saia”. no Festival anual da 7° da Preta Leste Espetáculo “Aruanda”, De Madalena a Mulambo Somos todas Marias” Espetáculo ” As Crianças Enganam a Morte”, o Espetáculo do Núcleo Ximbra “um dia a gente se mete a besta pra fazer uma massa”.

 

bio (29)
seta azul-02

Marcelle de Andrade

Marcelle de Andrade é licenciada em História, Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB-USP). Professora da Rede Municipal de São Paulo, atualmente compõe a Equipe do Projeto de Gestão Documental da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

bio (30)
seta azul-02

Maria Cristina de Jesus Novaes

Maria Cristina de Jesus Novaes é formada em Geografia pela USP e mestre em Geografia Humana, pela mesma universidade. Professora da rede pública desde 1999 e da Rede Municipal de São Paulo, desde 2010, lotada na EMEF JOÃO DOMINGUES Sampaio. Projetos em destaque: tecnologias analógicas e tecnologias digitais, étnico racial (africanidades, ameríndios, migração) e gênero.

Arquivo Histórico Municipal
Secretaria Municipal de Cultura

 

Praça Coronel Fernando Prestes, 152

Bom Retiro – São Paulo, SP – CEP 01124-060

e-mail: faleconosco.ahm@prefeitura.sp.gov.br

telefone: +55 11 3396 6000

 

Funcionamento durante o Festival

De terça a sábado, das 9h às 22h

Realização