Oficina Cultural Oswald de Andrade: Memória em Movimento

Talita Bretas e
Marcus Moreno

Desde o ano passado, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, em parceria com o Portal MUD, vem desenvolvendo um projeto formativo para pesquisa, preservação e difusão de seu Acervo Histórico. Por meio de um Grupo de Estudos dedicado à experiência prática de gestão dos materiais que contam mais de 35 anos de história, foi dado início ao processo de estudo, higienização, guarda, catalogação e digitalização de fotos, slides e VHS. Nesta conversa, um pouco dessa experiência será compartilhada, além de exibidas imagens que narram a trajetória de potências artísticas deste espaço, tão importante para a formação cultural dentro da cidade de São Paulo.

Talita Bretas

Talita Bretas é Idealizadora e diretora executiva do Portal MUD e Museu da Dança, fundado em 2014, uma plataforma de dança online que pensa, divulga e democratiza a dança como arte, saber e profissão. É pós-graduada em Museologia pela Universidade Cândido Mendes (2020) e em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC (2012). Graduada em Dança com especialização em Produção Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). Fez intercâmbio para Santiago do Chile cursando Dança na Universidad de las Americas através da Rede Laureate de Universidades (2007). Foi Coordenadora da São Paulo Escola de Dança do Governo do Estado (2022-2023) e atualmente é docente da Pós-graduação Dança e Gestão da Universidade Rio Branco.

Marcus Moreno

Marcus Moreno é mestrando em Artes da Cena pela Unicamp. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, tem especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP), e licenciatura em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Transita por campos poéticos buscando investigar as temporalidades, a improvisação cênica e a criação de redes de afetos. Desde 2012 realiza criações cênicas buscando sempre se associar a outros parceiros, tendo desenvolvido diferentes projetos que envolvem a produção de obras e eventos culturais, além de ações formativas e de mediação de público. Atua também no campo da gestão cultural, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2009-2017); fez parte do projeto de criação e implantação do Centro de Referência da Dança e da curadoria do Circuito Municipal de Cultura. Atuou no programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (2017-2019) e atualmente é Supervisor de Programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade.