Os acervos históricos de bibliotecas públicas municipais de São Paulo

Carla Santos (AHM), Antônio D'Angelo (BML), Alexandre Miyazato (CSMB) e Mônica Gomes (BMA)

Consiste na apresentação do acervo histórico da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), das bibliotecas Mário de Andrade (BMA) e Monteiro Lobato (BML), e do Arquivo Histórico Municipal (AHM).

Através do acervo dessas instituições, é possível traçar um panorama histórico das bibliotecas municipais de São Paulo, que pode ser compreendido desde a criação da Biblioteca Pública Municipal, em 1925, perpassando pela criação da Biblioteca Infantil Municipal, em 1936, e dos Departamentos de Bibliotecas Públicas e de Bibliotecas Infantojuvenis, em 1975.

Carla Santos

Graduada em História e Biblioteconomia e Documentação, ambas pela Universidade de São Paulo – USP. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial pelo Instituto de Ensino – FIPE. Trabalhou por 19 anos no setor privado em empresas voltadas para o mercado financeiro e energia renovável. Respondeu pela criação e manutenção de Centros de Documentação, bem como implantação de projetos de gestão documental. Atualmente responde pela Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

Antônio Carlos D'Angelo

Bacharel em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Possui especialização em Sistemas Automatizados de Informação pela PUC-Campinas; Organização de Arquivos pelo IEB/USP e Gestão Pública com enfoque à Cultura pela Universidade de Mogi das Cruzes. Trabalha na Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo desde 2009. Atualmente exerce a função de Coordenador de Acervos da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

Alexandre Miyazato

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), trabalhou na Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira de 2011 a 2019.  Desde 2019, trabalha na Supervisão de Planejamento da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), com a organização do Acervo Histórico da CSMB. Em 2021 e 2022, participou do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” da Casa Mário de Andrade.

Mônica Gomes

Possui pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC / Fiocruz). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Atuou em projeto no Museu de Arte do Rio – MAR com o acervo doado pela Fundação Roberto Marinho. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais como Coordenadora do Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade – BMA, da Secretaria Municipal de Cultura.