Os desafios de oficializações de nomes de ruas em loteamentos irregulares

Gisele Cavalcante, Giuliano Salvatore, Daisy Pinato, Renata Maria Fenerich, Silvio Ribeiro e Amanda Sousa

Sinopse

O Dicionário de Ruas reúne informações sobre todos os logradouros de São Paulo cujos nomes estão oficializados através de legislação. Entretanto, um assunto que permeia o trabalho do NMU e que é questionado por usuários da plataforma são os diversos logradouros não registrados no site, por falta de reconhecimento da municipalidade quanto à oficialidade (pela ausência de estudo de oficialização ou de legislação de oficialização e denominação) . Para além da memória urbana, essa temática nos leva para a complexa questão fundiária que deixa ruas sem nomes e cidadãos sem endereço. Convidamos Gisele Cavalcante, mestranda em Geografia Social pela USP, que estuda os loteamentos irregulares no município de São Paulo e a servidora Renata Maria Gomes Fenerich de SEHAB e Giuliano Salvatore Fiusa Magnelli e Daisy Francisco Pinato de SMUL, responsáveis, respectivamente, pela regularização de loteamentos e pela oficialização e denominação de vias, para refletir e debater sobre a questão.

bio (3)
seta azul-02

Giuliano Salvatore (SMUL/CASE-G)

Arquiteto e urbanista efetivo na Prefeitura de São Paulo desde setembro de 2022, atualmente lotado no gabinete da Coordenadoria de Cadastro, Análise de Dados e Sistema Eletrônico de Licenciamento (CASE) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. É mestrando em Planejamento Urbano e Territorial na FAU-USP desde 2022 e possui 4 anos de experiência profissional como assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, atuando na elaboração e relatoria de Projetos de Lei e assessoramento junto à Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.


bio
seta azul-02

Daisy Pinato (SMUL/CASE-G)

Arquiteta, Urbanista e Geocientista – pós graduanda em Geoprocessamento na UFABC. Atualmente é servidora pública na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) na Coordenadoria de Cadastro, Análise de Dados e Sistema Eletrônico de Licenciamento (CASE), desde outubro de 2022. Possui experiencia profissional em Paisagismo e Desenho urbano-ambiental, atuando junto de escritórios de arquitetura e urbanismo, instituições educacionais, museus e coletivos urbanos.

 

bio (1)
seta azul-02

Gisele Cavalcante

Fascinada pela cidade, encontrei na Geografia caminhos para nomear e entender o que eu percebia ao meu redor. Me graduei no bacharelado e licenciatura em Geografia pela Unicamp e sou mestranda em Geografia Humana no programa de pós-graduação da FFLCH – USP. Na minha pesquisa, busco analisar a formação e constituição das periferias, dialogando com os moradores sobre todo processo de construção das casas e do lugar. Destaco, como objeto de estudo, o loteamento clandestino vila Nova Esperança, localizado na periferia da Zona Norte da cidade de São Paulo.

 

bio (2)
seta azul-02

Renata Maria Gomes Fenerich (SEHAB)

Arquiteta e Urbanista da Coordenadoria de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB).

seta azul-02

Silvio Ribeiro (SMUL)

Engenheiro Agrimensor (UFV, 1990), mestre em Geoprocessamento (POLI-USP, 1995), doutor em Cartografia Digital (POLI-USP, 2019). Servidor efetivo na PMSP desde 1991. Experiência docente em cursos de graduação (Engenharias, Oceanografia, Tecnologia Ambiental) de 1997 a 2013. Atua principalmente nos temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital e sensoriamento remoto.

seta azul-02

Amanda Mendes de Sousa (SMUL)

Bacharel em Geografia (2015), Especialista em Geoprocessamento (2018) e mestranda em Geociências (2019-2023), com experiência acadêmica na área geotecnologias, com ênfase no uso de VANT e geoprocessamento aplicados à gestão de risco de desastres naturais. Ingressou em 2012 na Prefeitura de São Paulo. De 2012 a 2019 atuou com gestão e gerenciamento dos riscos ambientais urbanos, mapeamentos de risco, articulação interfederativa para discutir gestão de risco, geotecnologias aplicadas em monitoramento. De 2019 até a presente data compõe o corpo técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento atuando na gestão do Sistema de Informações Geográficas.

 

Arquivo Histórico Municipal
Secretaria Municipal de Cultura

 

Praça Coronel Fernando Prestes, 152

Bom Retiro – São Paulo, SP – CEP 01124-060

e-mail: faleconosco.ahm@prefeitura.sp.gov.br

telefone: +55 11 3396 6000

 

Funcionamento durante o Festival

De segunda a sábado, das 9h00 às 22h00

Realização