Percurso pelo baixo meretrício do Bom Retiro

Paula Janovitch

Percurso realizado entre o bairro do Bom Retiro e Campos Elíseos , antiga zona de meretrício do Bom Retiro, local onde ocorreu o confinamento da prostituição do centro de São Paulo. O percurso visa explorar as ruas do antigo baixo meretrício e explicar as tomadas de decisões higienistas desse período sobre os corpos das mulheres a partir do uso de diversos tipos de documentação: registros literários, alvarás de funcionamento das pensões noturnas, registros de estrangeiros e memórias.

Paula Janovitch

Paula Ester Janovitch é antropóloga, historiadora e integrante do coletivo PISA e do projeto Demonumenta_ (FAU/USP) e autora do blog versaopaulo. Paula Janovitch vem se dedicando a problematizar o espaço urbano e estabelecer vivências no território, além de aprofundar pesquisas sobre a história da prostituição no centro da cidade através de percursos e disciplinas eletivas.