Por uma Gestão Documental dos Sonhos Possíveis: reflexão sobre a função social dos arquivos

Elisabete Ribas (IEB-USP)

Os arquivos devem servir às pessoas e aos territórios onde estão inseridos. A fala busca apontar para o problemático desconhecimento da função social dos arquivos na sociedade e provoca para a reflexão da necessária transformação dos espaços de guarda de documentos, de receptores para propositores de ações voltadas à valorização do patrimônio documental, das memórias individuais e coletivas.

Elisabete Ribas

Possui graduação em Letras e mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela FFLCH-USP. Tem Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros-USP, instituição em que atualmente trabalha, compondo a equipe técnica do Serviço de Arquivo. Na área de organização de acervos, atua com documentação permanente e acervos pessoais. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, desenvolvendo pesquisas envolvendo a classificação de acervos pessoais de casais; técnicas e políticas para a guarda de arquivos pessoais de cidadãos “comuns” e a valorização da salvaguarda de arquivos das “minorias” (mulheres, negros, povos originários, comunidade LGBTQIAP+, entre outros). Os principais temas de reflexão partem dos arquivos pessoais como ferramenta de empoderamento e a relação entre memória e poder. Integra a Rede Arquivos de Mulheres.