Revelando Imagens: técnicas de fotografias (blueprint)

Carolina Vergotti

Nessa oficina o público terá contato com o acervo do AHM, em especial, documentos cartográficos e desenhos de arquitetura em blueprint, técnica de impressão fotográfica que surgiu no século XIX, também conhecida como cianotipia. Os inscritos poderão experimentar a técnica e produzir seus próprios cianótipos a partir de desenhos em transparência e objetos por contato.

bio
setas-05

Carolina Vergotti

Carolina Vergotti é fotógrafa e técnica em museologia, trabalha com preservação de acervos, pesquisa e produz trabalhos em processos fotográficos alternativos. Trabalhou em arquivos particulares e públicos como o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, na empresa Lupa (Luis Pavão – Lisboa), e na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com a empresa L3 e foi estagiária no Arquivo Fotográfico de Lisboa. Desde 2008 realiza pesquisa sobre processos fotográficos do século XIX como a Goma Bicromatada, Cianotipia e Fotogravura. Trabalhou entre 2009 e 2012 no Atelier Estrela Brasil Oriente especializado em fotogravura, entre 2011 e 2012 participou do Projeto Maré de Ernesto Bonato em Campinas. Entre 2013 e 2015 trabalhou como artista e membro do Atelier Piratininga onde deu aulas e desenvolveu pesquisa sobre cianotipia e goma bicromatada. Atualmente integra a equipe de Preservação de Filmes na Cinemateca Brasileira.