Stonewall

Cia. de Teatro Íntimo

Roteiro e Atuação: Thiago Mendonça

Na madrugada de 28 de junho de 1969, a reação dos frequentadores de um bar em Nova York, em revide a uma ação policial abusiva, violenta e frequente, tornou-se um marco na luta pelos direitos de toda a comunidade LGBTQI+. A partir de documentos e experiências pessoais, comuns na linguagem do teatro documentário, e de vídeos e músicas que compõem o universo do teatro karaokê, a dramaturgia recupera a trajetória de luta pelos direitos civis das pessoas LGBTQIA+ nos Estados Unidos e no Brasil.

Cia. de Teatro Íntimo

Uma Celebração Teatral, estreou no dia 28/06/19. Dia exato do cinquentenário da revolta no bar Stonewall em Nova Iorque, ocorrida em 1969 e considerada um marco da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIANP+. Acontecimento a ser sempre lembrado e celebrado em honra as pessoas que lutaram antes da gente, conquistaram direitos e nos aproximaram da liberdade, e do orgulho de ser quem se é. Neste solo, o ator Thiago Mendonça une música, documentos, dança e relatos pessoais nessa celebração que também homenageia nomes como George Michael, Divina Valéria, Madonna, Vange Leonel, Phedra D. Córdoba, Marsha P. Johnson, e o próprio Renato Russo. A realização é da Companhia de Teatro Íntimo, que no ano de 2023 completa 18 anos de re-existência. Com sensível trabalho de formação de plateia e exercício de uma linguagem que busca aproximar o expectador do artista exposto em cena.