Tesouros Pessoais: A Importância da Gestão de Acervos Pessoais

Maria Fernanda Freitas e Renata Baralle

Com o intuito de questionar o papel do profissional e dos arquivos na sociedade, este curso pretende envolver o público na organização e na conservação de seus acervos pessoais. Também serão apresentadas possibilidades de ressignificação presentes nos arquivos pessoais dos participantes, buscando explorar os novos usos e experiências dos usuários.

Na primeira parte do curso, com a apresentação dos conceitos e das possibilidades de organização e sistemática dos arquivos pessoais, vamos expor também as abordagens das boas práticas da conservação preventiva, para que o público presente possa aprender em como manter e cuidar de seus arquivos pessoais usando de técnicas de acondicionamento e ações preventivas simples usadas em grandes instituições para a ampliar a longevidade de seus acervos.

Na segunda parte, serão mostradas algumas possibilidades para explorar e ressignificar seu próprio acervo através da publicação de livros. Apresentaremos e discutiremos referências de livros de fotografia que têm os acervos pessoais como matéria prima para a sua elaboração.

Além dos conteúdos teóricos e práticos, o intuito é desenvolver uma parceria e diálogo com o público em relação às práticas e olhares em relação aos materiais de acervo pessoal, despertando um olhar para além do tratamento técnico dentro desses acervos.

setas-05

Maria Fernanda Freitas

Maria Fernanda Freitas: bacharel em Arquivologia, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduanda em Big Data e Comunicação pela Anhembi Morumbi e Inteligência de Mercado pelo SENAC, capacitou-se em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini. Atuou como gestora da informação e do conhecimento em empresas de engenharia de software, cultura e administração pública, e atualmente é consultora em Gestão Documental.

setas-05

Renata Baralle

Bacharel em Biblioteconomia pela ECA-USP, com mais de onze anos de carreira nas áreas de Gestão de Acervos e Bibliotecas, atuando em Instituições de Pesquisa, Museus, Acervos de Arquitetura, Coleções particulares e Produção Cultural, tais como: Instituto de Pesquisas Hospitalares – Arquiteto Jarbas Karman (IPH), Base de Dados de Livros de Fotografia, Arquivo Fábio Penteado, Instituto Moreira Salles e Estúdio Madalena. Como autônoma, atua em projetos de catalogação em bibliotecas pessoais, produção de fichas catalográficas, organização de coleções de fotografia, entre outros.