Tratamentos de descontaminação por radiação Gama

Fernanda Auada

A Doutora Fernanda Auada fala sobre seu trabalho com tratamentos de descontaminação por radiação Gama: como é realizado, indicações e implicações do tratamento em acervos históricos.

Fernanda Auada

Doutoramento em “Ciências – Programa de Tecnologia Nuclear – Aplicações” (IPEN/USP – 2018), estudando radiação gama no combate a fungos em papéis. Graduação em História (USP – 1993) e especialização em Preservação de Papéis em instituições nacionais e internacionais como Fundação Casa de Rui Barbosa, Northeast Document Conservation Center e Library of Congress (EUA). Responsável durante 19 anos pelo Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta – Laboratório ABER/SENAI (Associação Brasileira de Conservação e Restauro/ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) desenvolvendo atividades em: educação e ensino; preservação e restauro em suporte papel; ciência da conservação. Atualmente participa do Folio – Coletivo de Preservação e colabora com cursos na ABER e Instituto Pachamama.