Urbanismo em São Paulo: resquícios e registros

Sátiro Nunes, Philippe Reis e Felipe Contier

Discutir caminhos para a preservação e a difusão dos registros documentais sobre o urbanismo e suas relações – homem versus a cidade.

Sátiro Nunes

Mestre em Educação e graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2022 é Supervisor de Acervos Permanentes do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo; de 2018 a 2022 foi Chefe da Mapoteca Histórica do Itamaraty; Coordenador de Pesquisa Histórica do Centro de Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão; Editor Executivo da Revista do CHDD. de 1988 a 2017 no Arquivo Nacional foi Supervisor da Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo; Chefe da Divisão de Consultas ao Acervo; Membro da Comissão de Acesso a Informação do Arquivo Nacional, Membro do Conselho Editorial do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Philippe Arthur dos Reis

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo (2013), Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2017). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas relativas à História da Urbanização e da Habitação, a partir da questão transnacional em cidades da segunda metade do século XIX, e História da Primeira República Brasileira. Professor da rede pública estadual. Coordenou o projeto de Digitalização e Informatização da Série 102- Licenças de Obras Particulares de Edificações do Arquivo Municipal de Campinas e, criador do jogo de tabuleiro Passeando pelas Ruas, integrado ao coletivo homônimo. Atua nas áreas que entrelaçam projetos patrimoniais, teorias do restauro, arquivística, história da arquitetura, história de São Paulo ensino de história. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC).

Felipe Contier

Professor de Teoria e História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009) e Doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é membro da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo e vice líder do grupo de pesquisa Historicidades: cultura arquitetônica e urbana no Brasil.